A especialização prevê um aprofundamento nos estudos sobre a psicologia social, com foco nas comunidades, o que favorece o desenvolvimento de habilidades e competências que vão subsidiar as práticas profissionais em campo. O/a/e profissional estará preparado para realizar leituras de conjunturas sociais, políticas, econômicas, e culturais a partir das relações que elas estabelecem com seus atores. Os aspectos institucionais e comunitários serão a base para o desenvolvimento e formulação de métodos e técnicas de intervenção psicossocial.
A especialização garantirá ao/a/e egresso/a/e, possibilidades de estudos e avaliações do campo de atuação em prol da melhoria da qualidade de vida comunitária. Realizar diagnósticos, intervenções e avaliações de processos psicossociais, visando à promoção do desenvolvimento humano e social, e da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações, coletividades e movimentos sociais, em diferentes níveis de intervenção, de caráter preventivo e/ou pedagógico, considerando as características dos fenômenos e dos problemas psicossociais com os quais se depara
Contribuir com a formação de profissionais especializados para compreender fenômenos sócio comunitários, a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia Social e Psicologia Comunitária, compreendendo as questões políticas, econômicas, culturais, étnico raciais, de saúde, propiciando um arcabouço de técnicas e possibilidades interventivas.
Profissionais e acadêmicos da psicologia, ciências sociais, educação e áreas afins ou na temática sobre as epistemologias de(s)coloniais e sua aplicação na prática psicológica e social.
Estamos ansiosos para ouvir de você! Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou simplesmente quiser entrar em contato conosco, não hesite. Nossa equipe dedicada está pronta para ajudar e responder a todas as suas perguntas.