A Especialização em Gênero e Sexualidade em Contextos Clínicos e Educativos é uma proposta de formação interdisciplinar que aborda tanto os aspectos clínicos como educativos que tangenciam as questões de Gênero e da Sexualidade humana.
Nessa perspectiva, a presente proposta reúne fundamentos políticos, éticos, poéticos e técnicos para o reconhecimento das diferenças inerentes ao gênero e sexualidade no intuito de combater preconceitos, discriminações e violências.
A pós graduação latu senso na temática, tem um banco de horas de 360h certificado pela FGE(Faculdade de Governança, Engenharia e Educação de São Paulo) em parceria com o Instituto Cooperativo ParenteS.
Qual o objetivo do curso?
Pensar e dialogar sobre as possibilidades de atuação de profissionais da educação e da saúde mental em contextos educacionais e clínicos numa perspectiva interdisciplinar de modo a contribuir no combate as violências de gênero e LGBTQIAP+fóbica.
Público de interesse:
Profissionais com curso superior em qualquer área do saber, especialmente na área da psicologia, pedagogia e demais licenciaturas, serviço social e profissionais da saúde de maneira geral.
A especialização é um convite para um diálogo sobre como promover intervenções em psicologia aplicadas ao campo de atuação profissional. O curso é fruto de uma parceria entre o Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, Instituto Cooperativo Parentes e FATEC.
Qual o objetivo do curso?Contribuir com a formação de profissionais da área da saúde mental e áreas afins para compreender, analisar e intervir na produção do cuidado frente ao sofrimento de populações negras, indígenas e quilombolas.
Tomando como fundamento epistemologias negras, antirracistas, antimanicomiais e decoloniais, busca-se contribuir com o campo da saúde mental e atenção psicossocial, preparando profissionais críticos, sensíveis e engajados em contextos clínicos, institucionais e territoriais. A partir de uma perspectiva transdisciplinar e engajada com pautas antirracistas e decoloniais, a especialização busca fornecer tecnologias para o cuidado em saúde mental, reconhecendo e afirmando a diversidade cultural, étnica e social, a fim de combater as estruturas de poder que perpetuam desigualdades, injustiças e violências no cenário sócio-político-sanitário.
Público de interesse:
A proposta busca contemplar necessidades de um público diversificado e engajado com a luta antirracista e anticolonial, direcionados a pessoas comprometidas na construção de espaços de cuidado que reconheçam opressões e desigualdades étnico raciais, racismo, genocídio. Podem compor profissionais de saúde mental; educadores(as) e pesquisadores(as), assim como profissionais de instituições de saúde e bem-estar; ativistas e defensores(as) dos direitos humanos; estudantes graduados(as) e pós-graduados(as) e profissionais de áreas afins.
Psicólogo (CRP 11/05060). Mestre em Saúde da Família – Universidade Federal do Ceará – Sobral. Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS – Hospital Sírio Libanês. Especialista em Caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – UVA/ ESFSFVS.