Essa formação dá início ao primeiro momento do parentes, é nosso nascimento em 2020.
Esse programa reuniu mais de 80 pessoas no formato ONLINE, uma parceria com o Movimento de Saúde Mental em Fortaleza. Foi um grande experimento de como fazer programas fora da caixinha.
Um curso que tem o objetivo de unir os saberes técnicos, (PO)éticos e políticos. Esse é um curso que se deu em duas edições ano 2020.2 e 2022., no formato curso livre, 200h, um programa criado pelo José Maria Nogueira Neto- CRP: 11/10673 com a colaboração de Daniela Campelo, Rino Bonvini e Natália Tatanka.
Nossa primeira turma de pós graduação foi em 2021, O começo de uma história corajosa de criar novos temas de pós-graduações e novas formas de aprendizagem que nos coubesse. Esse programa tão amado e sempre esperado é do parceiro querido José Maria Nogueira Neto.
Essa turma se deu no formato online, 360h com mais de 70 alunos e alunas de todo Brasil.
Essa formação dá início ao primeiro momento do parentes, é nosso nascimento em 2020.
Esse programa reuniu mais de 80 pessoas no formato ONLINE, uma parceria com o Movimento de Saúde Mental em Fortaleza. Foi um grande experimento de como fazer programas fora da caixinha.
Um curso que tem o objetivo de unir os saberes técnicos, (PO)éticos e políticos. Esse é um curso que se deu em duas edições ano 2020.2 e 2022., no formato curso livre, 200h, um programa criado pelo José Maria Nogueira Neto- CRP: 11/10673 com a colaboração de Daniela Campelo, Rino Bonvini e Natália Tatanka.
A partir deste fio condutor, este curso visa abrir caminhos para campos de discussão pouco explorados no cenário da formação em Psicologia no Brasil, ainda baseada majoritariamente em epistemologias importadas de maneira a-crítica de outros cenários geográficos e históricos.
Neste contexto, Psicologias europeias e norte-americanas ganham a dimensão de universais operando uma reprodução descontextualizada de análises que não permite cartografias que deem conta da pluralidade e especificidade das subjetividades brasileiras.
A formação Psicologia e Brasilidades convocou Psicólogues(as/os), estudantes de Psicologia e pessoas interessadas na área para uma discussão que encruzilham processos críticos-criativos na direção de uma Psicologia com compromisso ético-político com as vidas que aqui habitam.
Esse programa aconteceu em 2002.2, é criado pelo querido Deivison Miranda, e tem em seu banco de horas um conjunto de 240h em formato curso livre.
Na segunda turma de pós-graduação de Psicologia Social e Comunidades, reunimos mais de 90 alunos e alunas de todas as regiões do Brasil e quase todos os estados. Tivemos como marco na aula magna o inesquecível Nego Bispo que pouco tempo depois se encantou. Como colheita dessa turma, lançamos um livro em julho de 2024 com o título “Começo, Meio e Começo… Saberes e práticas em Psicologia Social”, que reuniu artigos e relatos de experiência dos alunes da pós -graduação.
Essa turma se deu no formato online, 360h com mais de 70 alunos e alunas de todo Brasil.
Em contraponto às políticas de mortificação da existência, vamos trabalhar temas super atuais, para uma compreensão mais profunda sobre o sofrimento psíquico entre os povos no Brasil.
Nosso objetivo foi tratar de uma demanda urgente, suprindo uma lacuna educacional, onde ainda pouco se discute assuntos considerados tabus, como morte e suicídio. A intenção é deslocar os sentidos usualmente individuais e comportamentais, para compreender melhor os complexos emaranhados biopsicossociais num mundo em crise produzindo uma saúde que é COLETIVA.
Curso livre de 100h, programa em parceria com a Psicóloga carioca Yasmim de Menezes França Crp 45973/5
Essa turma se deu no formato online, 360h com mais de 70 alunos e alunas de todo Brasil.
Essa formação foi dada em 2023.2, oferecendo um espaço único de formação crítica com dengo, baseado no diálogo muito bem qualificado para a fertilização do solo da imaginação. O programa do curso de Especialização em Gênero e Sexualidade em Contextos Clínicos e Educativos tem uma proposta transdisciplinar e se organiza a partir de abordagens teóricas e metodológicas que atravessam a Educação Crítica, a Psicologia Social, os Feminismos, os Estudos Queer e o Pensamento Descolonial. Essa diversidade epistemológica se reflete na matriz curricular do curso que contempla diferentes aspectos na formação de profissionais da educação e da saúde mental, de modo a garantir ferramentas de análise e intervenção nas questões de gênero e sexualidade numa perspectiva crítica e emancipatória.
Essa Formação acontece em sua primeira turma em 2024.1 concluindo em junho de 2025, somando uma banco de horas de 360h no formato On line.
Esse é um programa da maravilhosa Professora Doutora Letícia Nascimento.
Em torno dos agravos em saúde mental, que são produzidos pelas violências coloniais e as múltiplas opressões interseccionais, a especialização “SAÚDE MENTAL E RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS: PERSPECTIVAS CONTRACOLONIAIS E AFRODIASPÓRICAS” busca contribuir com práticas de cuidado pautadas em epistemologias negras, transfeministas, antirracistas e contracoloniais. Sendo uma proposta transdiciplinar crítica, situada e atenta aos efeitos das políticas de morte nos processos de vida das populações de rua, do campo, ribeirinha, quilombola, negra, indígena e LGBTQIAPN+, no contexto brasileiro, pretende-se produzir dispositivos analíticos e interventivos reparatórios no âmbito da discriminação e das disparidades raciais.
Essa formação começou em janeiro de 2024 e concluirá em junho de 2025, contabilizando 360h no formato online. Um programa do maravilhoso e querido do Prof. Dr. Luís Fernando De Sousa Benicio.
A criação da Especialização em Psicologia da Descolonização surge da necessidade urgente de suprir lacunas na formação profissional em Psicologia, especialmente no contexto latino-americano, onde persistem desafios significativos relacionados à justiça social, equidade e respeito à diversidade.
Diante das históricas injustiças coloniais e das estruturas de opressão que ainda permeiam nossa sociedade, é imperativo que os profissionais da Psicologia estejam preparados para compreender e enfrentar esses desafios de forma sensível, crítica e transformadora.
Observa-se uma carência na formação dos psicólogos para lidar com as complexidades das realidades latino-americanas, incluindo questões relacionadas à diversidade étnica, cultural e de gênero, bem como às desigualdades socioeconômicas e aos impactos do colonialismo. Muitas vezes, as abordagens e práticas psicológicas hegemônicas não são adequadas para atender às necessidades das populações marginalizadas, perpetuando assim as injustiças e a exclusão social.
Além disso, a criação deste programa de especialização visa contribuir para o desenvolvimento regional sob o ponto de vista econômico e social. Ao formar profissionais capacitados para atuar de forma ética, crítica e descolonial, espera-se que esta especialização promova a construção de sociedades mais justas, inclusivas e democráticas, gerando impactos positivos não apenas no âmbito individual, mas também nas comunidades e na sociedade como um todo.
Começamos em janeiro de 2024.1, um banco de horas de 410h, uma concepção pedagógica do Prof Maria José Nogueira Neto.
Estamos na nossa terceira turma de pós em Psicologia Social e Comunidades em parceria com a FGE.A especialização prevê um aprofundamento nos estudos sobre a psicologia social, com foco nas comunidades, o que favorece o desenvolvimento de habilidades e competências que vão subsidiar as práticas profissionais em campo. O/a/e profissional estará preparado para realizar leituras de conjunturas sociais, políticas, econômicas, e culturais a partir das relações que elas estabelecem com seus atores. Os aspectos institucionais e comunitários serão a base para o desenvolvimento e formulação de métodos e técnicas de intervenção psicossocial.
O Instituto Parentes oferta a Especialização em Psicologia e Educação, com carga horária de 360 horas aulas. A Pós promove a educação para a transgressão a partir de outras pedagogias que possam adiar o fim do mundo, (re)criando outros corpos e epistemes que desobedeçam os percursos já traçados e as lógicas neoliberais já postas.
A ideia de uma psicologia pragmática que disciplina, controla, regula e aprisiona o ensino e aprendizagem provocam afetos que não educam, oprimem e criam sujeitos manipuláveis. A Pós parte-se da possibilidade da criação, da produção do inéditos possíveis que reconheça os caminhos formais e não formais como territórios de aprendizagem, numa perspectiva de (re)encontro com a história, com a escola e com a vida.
O curso acontecerá no formato ONLINE (ao vivo), ficando as aulas disponíveis gravadas e podendo ser acessadas até 6 meses após a finalização do programa. Contamos ainda, com metodologias participativas e corpo docente diferenciado, onde estudantes terão a oportunidade de aprender com especialistas de instituições prestigiadas do Brasil e América Latina.