Cursos

Especialização em Gênero e Sexualidade em Contextos Clínicos e Educativos

A Especialização em Gênero e Sexualidade em Contextos Clínicos e Educativos é uma proposta de formação interdisciplinar que aborda tanto os aspectos clínicos como educativos que tangenciam as questões de Gênero e da Sexualidade humana.

Nessa perspectiva, a presente proposta reúne fundamentos políticos, éticos, poéticos e técnicos para o reconhecimento das diferenças inerentes ao gênero e sexualidade no intuito de combater preconceitos, discriminações e violências.

A pós graduação latu senso na temática, tem um banco de horas de 360h certificado pela FGE(Faculdade de Governança, Engenharia e Educação de São Paulo) em parceria com o Instituto Cooperativo ParenteS.

Qual o objetivo do curso?

Pensar e dialogar sobre as possibilidades de atuação de profissionais da educação e da saúde mental em contextos educacionais e clínicos numa perspectiva interdisciplinar de modo a contribuir no combate as violências de gênero e LGBTQIAP+fóbica.

Público de interesse:

Profissionais com curso superior em qualquer área do saber, especialmente na área da psicologia, pedagogia e demais licenciaturas, serviço social e profissionais da saúde de maneira geral.

A especialização é um convite para um diálogo sobre como promover intervenções em psicologia aplicadas ao campo de atuação profissional. O curso é fruto de uma parceria entre o Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, Instituto Cooperativo Parentes e FATEC.

Saúde Mental e Relações Étnicos Raciais: Perspectivas Contracoloniais e Afro Diaspóricas

Qual o objetivo do curso?Contribuir com a formação de profissionais da área da saúde mental e áreas afins para compreender, analisar e intervir na produção do cuidado frente ao sofrimento de populações negras, indígenas e quilombolas.

Tomando como fundamento epistemologias negras, antirracistas, antimanicomiais e decoloniais, busca-se contribuir com o campo da saúde mental e atenção psicossocial, preparando profissionais críticos, sensíveis e engajados em contextos clínicos, institucionais e territoriais. A partir de uma perspectiva transdisciplinar e engajada com pautas antirracistas e decoloniais, a especialização busca fornecer tecnologias para o cuidado em saúde mental, reconhecendo e afirmando a diversidade cultural, étnica e social, a fim de combater as estruturas de poder que perpetuam desigualdades, injustiças e violências no cenário sócio-político-sanitário.

Público de interesse:

A proposta busca contemplar necessidades de um público diversificado e engajado com a luta antirracista e anticolonial, direcionados a pessoas comprometidas na construção de espaços de cuidado que reconheçam opressões e desigualdades étnico raciais, racismo, genocídio. Podem compor profissionais de saúde mental; educadores(as) e pesquisadores(as), assim como profissionais de instituições de saúde e bem-estar; ativistas e defensores(as) dos direitos humanos; estudantes graduados(as) e pós-graduados(as) e profissionais de áreas afins.

CORPO TÉCNICO

Quem somos

13

GILMÁRIO REBOUÇAS

Psicólogo (CRP 11/05060). Mestre em Saúde da Família – Universidade Federal do Ceará – Sobral. Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS – Hospital Sírio Libanês. Especialista em Caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – UVA/ ESFSFVS.

claudine

CLAUDINE AGUIAR

Terapeuta Ocupacional, Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é Coordenadora das Políticas Sobre Drogas de Sobral.
LARISSA CAVALCANTI

LARISSA CAVALCANTI

Psicóloga clínica e hospitalar, especialista em Psicopatologia pela Santa Casa de SP. Técnica em IAA pelo INATAA,Co-autora do Livro “São tantas emoções. Vamos compreendê-las?” Atuando com a TAC, em terapias assistidas por cães em empresas e no complexo do Hospital das Clínicas de SP. Realizando também atendimento clinico com o recurso da terapia assistida por cães em seu consultório em Osasco.
CARLA SIMÕES

CARLA SIMÕES

Psicóloga (CRP 11/09885), especialização em saúde mental, experiência em urgência, emergência e assistência hospitalar em saúde mental. Psicoterapeuta clínica associada ao Instituto Sherpa, com orientação Humanista – Abordagem Centrada na Pessoa.
DEIVISSON WARLLA

DEIVISSON WARLLA

Psicólogo (CRP 03/13271) e Psicoterapeuta. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-Graduação em Filosofia Contemporânea pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pós-Graduação em Direitos Humanos e Contemporaneidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA-SEAD).
VYNA CRUZ

VYNA CRUZ

Fisioterapeuta, especialista em saúde pública e saúde do idoso; licenciada plena em biologia; especialista em processos educacionais da saúde e metodologias ativas; Mestre em saúde pública pela UECE e doutoranda em saúde pública pela UFC.
TRICIA CALMON

TRICIA CALMON

Mestranda em Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS/ Faculdade de Administração da UFBA); Especialista em Políticas Públicas de Gênero e Raça (Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher / Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA – 2015), graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2008).
MARA CARNEIRO

MARA CARNEIRO

Assistente Social (UECE), Mestre em Sociologia (UFC) , Doutoranda em Sociologia (UFC) e Coordenadora Geral do CEDECA Ceará.
CRISTIANO VIANNA

CRISTIANO VIANNA

Psicólogo clínico (CRP 06/83178) e Redutor de Danos, atuou como articulador e agente micropolítico em projetos de Saúde Coletiva e Cultura Urbana.
SAULO LUDERS

SAULO LUDERS

Mestrado em psicologia (2007-2009). Doutorado na Universidade de São Paulo (2014-2016), trabalhando com itinerários terapêuticos de moradores de um quilombo do agreste de Alagoas. Professor do programa de pós graduação de psicologia nível mestrado na UFAL na linha de pesquisa 2: Saúde, Clínica e Práticas Psicológicas. Coordena linha de pesquisa no grupo de pesquisa Psicologia da Saúde intitulada: práticas de saúde, contexto rural e cotidiano.
RENÊ VIEIRA

RENÊ VIEIRA

Psicólogo educacional e psicoterapeuta (CRP 11/04773). Realiza consultorias em curadoria escolar e educacional, com foco na promoção da saúde mental de professores e demais profissionais da Educação. Criador da página @lugardosentir e do Projeto Sala de Afetos, acolhendo professores.
RINO BONVINI

RINO BONVINI

Médico psiquiatra. Missionário comboniano, presidente e fundador do Movimento de Saúde Mental(MSM). Graduação em teologia e mestrado em teologia sistemática pela Universidade CTU de Chicago (EUA) Pós-graduação em Terapia Familiar e Terapia Comunitária (UFC) e Musicoterapia (Graduale).
NATÁLIA DE SOUSA

NATÁLIA DE SOUSA

Psicóloga (CRP 11/10112) Consteladora familiar, Musicoterapeuta,Especialista em Abordagem Sistêmica Comunitária,Terapeuta comunitária e Terapeuta Comunitária indígena. Pós Graduanda em Neuropsicodiagnóstico, Diretora Executiva do Movimento de Saúde Mental.
ANA VLÁDIA HOLANDA

ANA VLÁDIA HOLANDA

Doutora (2014) e Mestre (2010) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) atuando, respectivamente, no Grupo de Pesquisa Marxismo & Educação (bolsista CNPQ) e no Núcleo de Estudos Socioculturais da Infância e da Adolescência. Graduada na Universidade de Fortaleza. Atua em Psicologia Social, Direitos Humanos e Psicologia na Interface com a Justiça. Atualmente é professora no Centro Universitário Fanor Wyden – UNIFANOR WYDEN e na UniAteneu.
JAMIESON SIMÕES

JAMIESON SIMÕES

Pesquisador do Laboratório de Conflitualidades e Violências/COVIO da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Assessor do Comitê Cearense pela Prevenção da Violência da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE). Estudante da pós-graduação do programa de Mestrado em sociologia PPGS/Universidade Federal do Ceará (UFC).
LUÍS FERNANDO DE SOUZA

LUÍS FERNANDO DE SOUZA

Psicólogo (CRP 11/15039) com formação em Psicologia Hospitalar (HUWC/UFC). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com regime de mobilidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cursa doutorado em Psicologia (UFC), atualmente, na linha de pesquisa “Processos Psicossociais e Vulnerabilidades Sociais”.
LETÍCIA CAROLINA NASCIMENTO

LETÍCIA CAROLINA NASCIMENTO

É mulher travesti, negra e gorda. Filha de Xangô no Candomblé Ketu e de Cabocla na encantaria da Jurema. Feiticeira decolonial de devires e bruxa da Sociopoética. Pesquisadora e ativista transfeminista investigando e produzindo cartografias decoloniais com travestis negras a partir de uma perspectiva mestiça de encontros entre ideias decoloniais, feministas e da filosofia da diferença. Vinculada ao: NEPEGECI/UFPI; RIMAS/UFRPE; POCs/UFPEL; ABPN; e AINPGP. Em 2021 publicará o livro Transfeminismo na Coleção Feminismos Plurais coordenada por Djamila Ribeiro.
ALINE MARIA BARBOSA

ALINE MARIA BARBOSA

Doutorado em Psicologia Social.Universidade do Minho, UMINHO, Portugal. Mestrado em Saúde Pública, Universidade Estadual do Ceará. Especialização em Gestão de Sistemas Locais de Saúde. Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil. Graduação em Psicologia. (CRP 11/2018)
MARCOSSUEL GOMES

MARCOSSUEL GOMES

Psicólogo (CRP 11/08701). Docente na Faculdade de Educação da Ibiapaba (FAEDI). Conselheiro Secretário no X Plenário do Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região. Formação plena em Gestalt-Terapia pelo Centro de Desenvolvimento Pessoal Diálogos.
CONRADO PÁVEL

CONRADO PÁVEL

Psicólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) CRP: 04.30735, com mestrado profissional em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorando em Psicologia e membro do grupo Marcus Matraga de Psicologia Comunitária em contextos rurais na UFJF. Professor no UniAcademia. Faz parte do GT de Psicologia Comunitária da ANPEPP e do grupo impulsor da Rede Latino-americana de Psicologia Rural.
RUTH CAVALCANTE

RUTH CAVALCANTE

Psicopedagoga formada em Colônia, na Alemanha. Pós-graduada em Educação Biocêntrica e Psicologia Transpessoal. Coordenadora dos cursos de pós-graduação em Educação Biocêntrica. Facilitadora didata em Biodança. Diretora do Centro de Desenvolvimento Humano-CDH.
DANIELLA CAMPELO

DANIELLA CAMPELO

CEO and Co-Founder

Cuidadora do Instituto Parentes, Acadêmica de Psicologia (FAS/CE) Pedagoga, Facilitadora de Biodança em Formação(EBC), Educadora Biocêntrica, artista e abiã de Yemanjá. Cuidadora do Instituto Parentes, parceira do Movimento de saúde Mental (Núcleo de Formação).
× Quer mais informações?